domingo, 8 de setembro de 2013

Entendendo o conceito de Obsolescência Programada

Ao pensarmos no lixo, temos que analisar o que fazer com ele, mas também devemos considerar a origem de todo lixo que produzimos. Se conseguirmos resolver ou diminuir o problema em sua origem, fica mais fácile tratar as consequências. Vivemos na sociedade do consumo. Victor Lebow (ver A História das Coisas) afirmou que, para impulsionar a economia americana no pós-guerra, "a nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo a nossa forma de vida, que tornemos a compra e o uso de bens em rituais, procuremos nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego no consumo... precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior... ". Essa forma de vida criada nos EUA e adotada por todos nós nem sempre existiu. Foi criada pelas pessoas e as pessoas podem alterá-la. O primeiro passo é tomar consciência. Há um conceito muito importante que precisamos compreender: o de Obsolescência Programada. Para isso proponho que assistam ao documentário A História Secreta da Obsolescência Programada e, além de responder as questões propostas abaixo, anote 3 dados que lhe deixaram impressionado, bem como anote dúvidas e palavras desconhecidas. Isso será subsídio para realizarmos um debate na próxima semana (16/09 - Segunda).

Questões:
  1. O que significa obsolescência planejada ou programada? 
  2. No mundo ocidental do pós-guerra, a industria adota a obsolescência planejada para garantir o crescimento contínuo da economia, gerando muito desperdício de materiais, acumulo de lixo e a necessidade de se trabalhar cada vez mais para consumir cada vez mais. Como era a forma de pensar a produção de bens atrás da "cortina de ferro", nos países socialistas. Explique.
  3. Que alternativas tem sido pensadas para evitar o desperdício absurdo de recursos da economia baseada na obsolescência planejada? Explique o conceito de produção berço a berço. Críticos mais radicais dizem que não basta reformular os processos de produção, mas é preciso uma mudança na economia: Explique a proposta de decrescimento de Serge Latouche. O que dizem os críticos e como Latouche se defende?

sábado, 20 de abril de 2013

CAP. 3 - O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

No 2º Bimestre avaliaremos a compreensão do Cap. 2 e realizaremos a compreensão do Cap. 3.

Livro: Filosofando
Autoras: Aranha e Martins

CAP. 3 - O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

Este capítulo trata da passagem da compreensão mítica da realidade para a compreensão filosófica (ou crítica) da realidade. O principal objetivo é compreender a diferença entre essas duas formas de tentar compreender o mundo em que vivemos e compreender como a Filosofia nasce historicamente como oposição aos mitos, que fatores contribuíram para isso, onde e quando isso ocorreu, quem foram os primeiros filósofos e suas tentativas de explicar a realidade. 

Para chegar a essa compreensão, sugerimos algumas tarefas. Essas tarefas indicam pesquisas para além do livro, pois somente a leitura do capítulo não basta. De qualquer modo, lembre-se que são apenas sugestões de atividades. Se você já se sente seguro para seguir seu próprio caminho, fique à vontade, mas essas sugestões indicam aquilo que nós professores consideramos relevante que se preste atenção para chegar a uma boa compreensão do assunto. Ainda assim, não basta achar nos textos uma informação que o professor pediu se não houver uma compreensão da totalidade do texto. Pense: O que é estudar de verdade?


  1. Faça uma breve revisão do Cap. 2 para relembrar de alguns caras importantes no que diz respeitos às histórias mitológicas.
  2. Faça um resumo esquemático do Cap. 3. Isso é uma tática para ter um contato inicial com o texto e organizar as principais informações fornecidas pelo mesmo de modo mais visual. Vejam aqui um exemplo de resumo esquemático.
  3. Responda às atividades propostas no livro (p. 43). Na atividade 5 procure compreender a relação entre oralidade e verso e entre escrita e prosa e o papel dessas formas de expressão na memória e na cultura. Para a realização da atividade 9, que propõe uma reflexão importante, procure compreender cada um dos fatores que levam ao surgimento da Filosofia e em que ambiente é que eles se dão. Procure também compreender como era o ambiente anterior.
  4. Faça a leitura do texto Do Mito à Filosofia para complementar as informações do livro.
  5. Pesquise sobre cada um dos primeiros filósofos (também chamados de pré-socráticos). Esta pesquisa é importante pois as informações do livro estão muito resumidas.
Podemos usar o grupo do Projeto no Facebook para trocar informações. Sugiro que todos que tiverem conta no Face, que se inscrevam lá.

Eis alguns links que podem ajudar na compreensão da Grécia antiga, principalmente sobre mitologia.


http://greciantiga.org
http://www.historia.templodeapolo.net/
http://mithos.cys.com.br/

No 2º Bimestre começaremos a construir uma linha do tempo para todo o projeto. nela situaremos as personalidades e eventos históricos para termos uma visualização do processo de desenrolar da história e entendermos como nos tornamos hoje, como humanidade, o que somos. Sobre isso, daremos instruções diretamente em sala de aula, eu e o prof. Hugo de História.

Desafio: escreva a palavra FILOSOFIA usando o alfabeto grego.
Desafio: quem é esse cara?


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cap. 2 - A consciência mítica

Roteiro de estudos para o Cap. 2 - A consciência mítica

PRORROGADO PARA 22/04 (SEGUNDA-FEIRA)


Eis alguns links que podem ajudar na compreensão da Grécia antiga, principalmente sobre mitologia.


http://greciantiga.org
http://www.historia.templodeapolo.net/
http://mithos.cys.com.br/



O grupo deve fazer as atividades em folha separada e ENTREGAR TUDO EM: 15/04 (Segunda-feira)

1. Responda em que consiste a verdade por trás do mito.
2. Faça um resumo esquemático do item 5 (O mito nas civilizações antigas).
3. Responda o que são epopeias e qual sua importância para a vida dos gregos, especialmente para a formação da virtude. Essa virtude se identifica com que tipo de atitude?
4. Faça uma árvore genealógica das divindades gregas, segundo a obra Teogonia do poeta Hesíodo.
5. Pesquise uma história mítica e procure entender qual o significado por trás da mesma.
6. Leia o item 6 e faça uma lista das formas em que a consciência mítica permanece ainda hoje.

Informações complementares para quem quer se aprofundar, clique aqui.

Prof. Daniel

terça-feira, 12 de março de 2013

Cap. 1 - A experiência filosófica

Olá rapaziada do Projeto de Inovação. Até o final de Março estipulamos dois tópicos de estudo (1. O que é Filosofia e 2. Do mito à Filosofia). No entanto neste momento inicial de adaptação de todos, vamos rever esses conteúdos. Ficaremos somente com o primeiro (O que é Filosofia), nos concentrando no Cap. 1 do livro didático adotado pela Escola. O segundo (Do mito à Filosofia) deixaremos para o mês de abril. Na próximas semanas postaremos aqui neste blog um roteiro de estudos para o tema.


Roteiro de estudos para o item 1. O que é Filosofia

Livro: Filosofando
Autoras: Aranha e Martins
Cap. 1 - A experiência filosófica

1. Leia o Cap. 1 fazendo um resumo esquemático. O resumo esquemático consiste em retirar de cada tópico as informações mais relevantes. Ele serve como uma forma de organizar o que foi lido para que se possa facilmente relembrar.

2. Responda as questões das atividades do livro no fim do capítulo. Procure confrontar suas respostas com as dos colegas do grupo.

3. Responda as seguintes questões:
a) Qual a diferença entre o homem comum que pensa e o filósofo?
b) Para que serve a Filosofia?
c) Por que a Filosofia pode ser perigosa?
d) Explique o que o filósofo Kant quis dizer ao afirmar que "não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar".
e) O que é filosofia como processo e filosofia como produto?
Leitura complementar: 
  • Para quem quiser ter uma visão ainda mais aprofundada do assunto pode ler o texto Para que Filosofia?.
  • Uma leitura mais simples para entender um pouco de filosofia é o livro O Mundo de Sofia de Jostein Gaarter. Para compreensão deste tópico de introdução à Filosofia podem ler os Cap. I e II. Mas quem quiser se aventurar pela Filosofia deve lê-lo inteiro.